Curtas que participam do Tela em Trânsito


Filmes em ordem alfabética:


“2 homens”
direção: Helvécio Marins Jr. - dur: 5’ – p&b – experimental – 2001
*Dois homens estão sentados num bar cheio de gente, sem dizer nada, sem fazer nada, sem pensar em nada.



“A arquitetura do corpo”
direção: Marcos Pimentel - dur: 21’ – cor – documentário - 2008
*Os bailarinos e suas formas. Suas dores. Seus sonhos...





“A chuva dos telhados antigos”
direção: Rafael Conde – dur: 15’ – cor – ficção – 2006
*O reencontro de um casal e as lembranças de um amor desfeito.





“A gente luta mas come fruta”
direção: Valdete Pinhanta e Isaac Pinhanta- dur: 40’ - cor - doc – 2006.
*O manejo agroflorestal realizado pelos Ashaninka da aldeia APIWTXA no rio Amônia, Acre. No filme eles registram, por um lado, seu trabalho para recuperar os recursos da sua reserva e repovoar seus rios e suas matas com espécies nativas, e por outro, sua luta contra os madeireiros que invadem sua área na fronteira com o Peru.





“A Ilha”
Direção: Alê Camargo – dur: 8’47’’ – cor – animação - 2008
*A Ilha conta a história de Edu, um rapaz que fica ilhado em uma grande metrópole. O filme aborda, de maneira bem humorada, os problemas e dificuldades de se viver em uma cidade grande, onde as aparências enganam e o simples ato de se atravessar uma rua pode ser um problema.





“Alma nua”
direção: Helvécio Marins Jr. - dur: 6’ – p&b – experimental – 2003
*Sutil aproximação ao feminino.





“Ant Mov”
direção: Nélio Costa – dur: 2’30” – cor – experimental - 2007
*Uma brincadeira com formigas caseiras.





“Aziz”
Direção: Alê Camargo – dur: 5’37’’ – cor – animação - 2009
*Baseado no conto de Hovhannes Tumanian, Aziz é um filme que mostra um filho de caracter duvidoso que faz um promessa ao seu Pai em seu leito de morte.



“Bandeira”
direção: Antônio Fialho - dur: 11’ – cor – animação – 2006
* Nessa fábula sobre as desigualdades sociais nos centros urbanos, um tamanduá foge de um incêndio na mata e enfrenta uma cidade dominada por cães.





“Biografia do tempo”
direção: Marcos Pimentel e Joana Oliveira - dur: 8’ – cor – documentário - 2004
*Documentário que mostra uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez.





“Calango Lengo”
direção: Fernando Miller – dur: 10’ – cor – animação – 2008
*Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte.





“Calango!”
Direção: Alê Camargo – dur: 7’44’’ – cor – animação - 2007
*Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. Ação, humor e uma perseguição desenfreada numa animação 3D bem brasileira.





“Câmara Viajante”
direção: Joe Pimentel – dur: 20’ – cor – documentário - 2007
*Documentário que retrata o universo e o ofício dos fotógrafos populares que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino. A visão do artista do retrato pintado, suas técnicas e seu trabalho.




“Cartão Vermelho”
direção: Lais Bodanzky– dur: 14’ – cor – ficção - 1994
* Fernanda gosta de jogar futebol com os meninos. Joga bem, dribla, faz gol. Mas, para essa moleca de 12 anos, o apogeu de sua intimidade com a bola é fazê-la voar reta, direta, até o saco dos meninos. Então, ela sorri. Certo dia, ela chega correndo para o bate-bola, atrasada, mas não encontra ninguém. Os meninos estão no esconderijo. Fernanda sabe onde é, mas nem imagina o que eles tramam!





“Castelos de Vento”
direção: Tania Anaya - dur: 8’ - cor - animação – 1998
*Uma breve história sobre o poder do vento em apagar linhas, destruir casas e arrastar pessoas. O sopro que cria os homens, unindo-os e separando-os.





“Cavaleiro Jorge”
direção: Otto Guerra - dur: 14’ - cor - animação – 2000
*O filme conta a história do cavaleiro Jorge antes de virar santo.





“Cemitério da memória”
direção: Marcos Pimentel - dur: 10’ – cor – documentário - 2003
*Um registro sobre a vida cotidiana de personagens comuns, de vida simples sem nenhum glamour, mas que nem por isso são desprovidas de beleza.





“Daritidzé – aprendiz de curador”
direção: Divino Tserewahú - dur: 35’ - cor - doc – 2003.
*Com a divulgação do seu vídeo “Wai´a Rini, O poder do sonho” em outras aldeias Xavante, os moradores da Aldeia Nova da reserva de São Marcos pediram ao Divino que filmasse o mesmo ritual em sua aldeia. “Aprendiz de curador” descreve o cerimonial do Wai´á, no qual os jovens são iniciados ao mundo espiritual para desenvolver o seu poder de cura.





“Ernesto no país do Futebol”

direção: André Queiroz e Thais Bologna- dur: 14’27’’ - cor - ficção – 2009
*Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?





“Françoise”
direção: Rafael Conde – dur: 22’ – cor – ficção – 2001
*Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária.



“Galinha ao molho pardo”
direção: Feli Coelho - dur: 8' - cor - ficção – 2007
*O menino Fernando vive aventuras ao tentar salvar a vida de uma galinha que seria preparada ao Molho Pardo pela cozinheira Alzira, para o almoço de domingo. Filme baseado em conto do livro "O menino no Espelho" de Fernando Sabino.





“Glu”
Direção: Yuri Alves e Marco Lellis – dur: 8’55’’ – cor – animação - 2010
*Um fazendeiro velho e ranzinza tem sua tranquilidade invadida pelo novo bichinho de estimação de sua mulher.





“Hora Vagabunda”
direção: Rafael Conde– dur: 15’ – cor – ficção - 1998
*Um dia na vida de um jovem cineasta ciente de que são muitos os obstáculos para se filmar.




“Huni meka – os cantos do cipó”
direção: Tadeu Siã Kaxinawá e Josias Maná Kaxinawa- dur: 25’ - cor - doc – 2006.
*Uma conversa sobre cipó (aiauasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Hunikui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro.





“Iara”
direção: Sérgio Glenes – dur: 11’ – cor – animação - 2004
*A história do jovem Pedro Rico e Iara, a sereia brasileira, baseada em lenda do folclore brasileiro.





“Ilha”
direção: Marcos Pimentel - dur: 9’ – cor – documentário - 2004
*Documentário sobre as possíveis relações entre a memória, o fato de viver rodeado de água por todas as partes.





“Kiarãsã yo sâti – o amendoim da cutia”
direção: Paturi Panará e Komoi Panará - dur: 51’ - cor - doc – 2005.
*O cotidiano da aldeia Panará na colheita do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher pajé e o chefe da aldeia.






“Knossos”
Direção: Alê Camargo – dur: 8’06’’ – cor – animação - 2009
* Pedra. Metal. Fogo. Na escuridão do labirinto, um herói enfrenta seu destino.





“Marangmotxiíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o mundo”
direção: Natuyu Txicão/Karané Txicão/Kumaré Txicão - dur: 35’ - cor - doc – 2001.
*Video da série Vídeo nas Aldeias - Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.





“Matinta Perera”
direção: Humberto Avelar – dur: 13’ – cor – animação - 2006
*No interior do Brasil, reza a lenda que quando Matinta Perera passa por um vilarejo, e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da bruxa Matinta Perera que se transforma em pássaro e que abre conhecimentos sobre um mundo novo e maravilhoso, o que permite a menina suplantar seus medos.





“Musika”
direção: Rafael Conde – dur: 10’ – p&b/cor – ficção – 1989
*Musika é um pequeno experimento sobre o cinema, o som e a cidade. Livremente inspirado na personagem lulu do teatro expressionista.



“Nada com ninguém”
direção: Marcos Pimentel - dur: 14’ – cor – documentário - 2003
*Documentário sobre um velho homem que vive com seu filho em uma montanha, isolado de contato com o mundo exterior. Uma reflexao sobre o tempo e o silêncio.





“Nascente”
direção: Helvécio Marins Jr. - dur: 15’ – cor – ficção – 2005
*A vida flui e se renova como a água, o destino torna-se nascente.



“Nave mãe”
direção: Otto Guerra e Fabio Zimbres - dur: 12’ - cor - animação – 2004
*Um imediato entediado e um capitão impaciente. Uma nave com pendores galináceos. Uma tripulação e sua nave fora de controle em pleno espaço.





“Negócio Fechado”
direção: Rodrigo Costa – dur: 15’ – cor – ficção - 2001
*Dois compadres se encontram para um negócio de compra e venda de gado. O interessado em comprar enche de defeitos os animais. O que está vendendo, naturalmente, só tem elogios. Mas além da qualidade do produto eles precisam também acertar o preço..





“Nem marcha nem chouta”
direção: Helvécio Marins Jr. - dur: 8’ – cor – documentário – 2009
*Nem lá nem cá...



“Ngné elu – o dia em que a lua menstruou”
direção: Takumã Kuikuro e Maricá Kuikuro - dur: 28’ - cor - doc – 2004.
*Durante uma oficina de vídeo na aldeia kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.





“O Boto”
direção: Humberto Avelar – dur: 11’ – cor – animação - 2004
*Um caso de amor entre uma moça e um golfinho, história baseada em lenda do folclore brasileiro.



“O Cavaleiro, o Raptor e a Donzela”
Direção: Yuri Alves e Marco Lellis – dur: 5’28’’ – cor – animação - 2011
*Por todo lugar ouviam-se historias sobre um bandido que assombrava o reino. Um homem vil e poderoso que passou a capturar qualquer donzela que habitasse as redondezas. Nos castelos e aldeias dali o medo se espalhava enquanto todos se perguntavam: será que algum nobre cavaleiro conseguira por fim ao temível raptor? O mais novo filme do Animus, a Oficina de Animação 3D da OZI Escola de Audiovisual.





“O Curupira”
direção: Humberto Avelar – dur: 11’ – cor – animação - 2003
*Essa história aconteceu numa noite de lua cheia no coração da floresta. Algumas pessoas dizem que é lenda, superstição do povo da roça. Outras dizem que não.





“O filme mais violento do mundo”
direção: Gilberto Scarpa - dur: 17’ - cor - ficção – 2009.
*Raimundo, produtor de cinema fracassado, pede ajuda financeira ao amigo e produtor de sucesso J.C. para realizar seu próximo projeto. J.C. condiciona o apoio à mudança de estilo de Raimundo. Raimundo terá que fazer um filme visando o grande público e seguindo a cartilha do velho produtor: violência, sexo, não atores, favela e muitos tiros. Raimundo faz o que o produtor manda, mas um fato inesperado ameaça a conclusão do filme.



“O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar”
direção: Leo D. e William Paiva - dur: 11’ - cor - animação – 2007
*Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.





“O maior espetáculo da terra”
direção: Marcos Pimentel - dur: 15’ – cor – documentário - 2005
*Um documentário sobre um circo na corda bamba.





“O mundo é uma cabeça”
direção: Bidu Queiroz e Cláudio Barroso– dur: 17’ – cor – documentário - 2004
*O Manguebeat é um movimento que eclodiu no início dos anos 90 em Pernambuco. E o filme mostra essa história e a trajetória do seu principal protagonista: Chico Science.





“O povo atrás do muro”
direção: Marconi Loures– dur: 7’ – cor – animação - 2007
*Um povo descobre que não é o único habitante de seu pequeno planeta.





“O ronco da barriga”
direção: Alfredo Alves– dur: 21’ – cor – ficção - 2005
*Um belo dia, Pedro, um mineiro danado de esperto, acorda com o roncar de sua barriga, que mais parece o ronco de onça querendo comida. Sem posses e sem dinheiro, Pedro sabe que precisa matar sua fome, antes que a fome acabe com ele. O curta-metragem faz parte do projeto “Gente Mineira”, baseado em relatos orais anônimos que passam de geração a geração.

“O Saci”
direção: Humberto Avelar – dur: 13’ – cor – animação - 2009
*Dizem que quando o Saci aparece, o caos se instala e toda a ordem é desfeita. A não ser que você seja uma criança… Ou se transforme em uma.



"Os filmes que não fiz”
direção: Gilberto Scarpa - dur: 16’ - cor - ficção – 2008.
*Nos moldes dos documentários em que diretores de cinema famosos falam de seus filmes, com o respaldo de comentários de grandes atores hollywoodianos sobre seu talento e genialidade, "Os Filmes que não fiz" mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.



“Pólis”
direção: Marcos Pimentel - dur: 22’ – cor – documentário - 2009
*Um dia qualquer, uma cidade comum. O horror e o sublime do urbano em constante transformação, numa era onde não há nada acabado, definitivo. Construção e destruição, sístole e diástole expressas na poética da pólis contemporânea.



“Rio de mulheres”
direção: Cristina Maure e Joana Oliveira - dur: 21’ - cor - documentário – 2009.
*Em um ambiente muito seco, onde a água é escassa, mulheres vivem suas vidas em meio a crianças e outras mulheres.





“Rua da amargura”
direção: Rafael Conde – dur: 14’ – cor – ficção – 2003
*Dois irmãos tentando pagar as dívidas.





“Rua das Tulipas”
Direção: Alê Camargo – dur: 10’18’’ – cor – animação - 2007
*Um grande inventor acostumado a criar soluções para todo os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa...






“Sobrevôo”
direção: Cardes Amâncio– dur: 5’ – cor – ficção – 2009
*Ela, o pássaro que não pode voar.





Tocata e fuga”
direção: Nélio Costa – dur: 1’52” – cor – experimental – 2007
* Excitação, medo, provocação: fascinação.





“Trecho”
direção: Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr. - dur: 16’ – cor – ficção – 2006
*O filme acompanha a caminhada de libério por estradas que o levam de belo horizonte a recife. Um diário imagético e sonoro remonta uma viagem realizada há 8 anos. As lembranças e os questionamentos do personagem se mostram transformados pelo passar do tempo, pela paisagem e pela própria experiência do filme.



“Uakti – Oficina Instrumental”
direção: Rafael Conde – dur: 12’ – cor – documentário – 1987
*Uakti - Oficina Instrumental é um documentário sobre o grupo musical uakti, que cria seus próprios instrumentos a partir de materiais como tubos de pvc, vidro e cabaças, reproduzindo os sons da natureza em estado puro. O filme aborda de maneira livre a lenda indígena que deu origem ao nome do grupo, as diversas influências contidas no seu trabalho e o processo de criação e fabricação de suas músicas e instrumentos.





“Uma História de Futebol”
direção: Paulo Machlline - dur: 22’ - cor - ficção – 1998
*O curta conta histórias da infância do Rei do futebol. Zuza, companheiro de pelada, relembra as façanhas do menino Pelé nos campos de terra de Bauru.



“Viagens de papel”
direção: Maurício Gino – dur: 5’ – cor – ficção/animação - 2007
*O curta tem como tema central a nostalgia, contando a história de um avô que abre o álbum de fotografias e relembra seus tempos de menino. O personagem narra suas viagens com um aviãozinho de papel, com o qual viajou na própria imaginação e aterrissa em sua realidade.




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